Uma Reflexão Sobre O Tempo …

Quarta-feira passada, 13 de Janeiro, foi meu aniversário. Alguns dias antes, no final de semana, essa foto foi tirada. Qual é a minha idade?…

Nós aprendemos bem cedo na vida a temer o tempo. Aproveite a sua infância, ela não dura. Festeje muito e experimente ao máximo na adolescência – é a única época da vida na qual você pode verdadeiramente se divertir. Decida tudo nos seus “vintes” ou desastre se abaterá sobre você para todo sempre. Você está nos “trintas”? Prepare-se: a decadência está prestes a começar. “Quarentas”? “Cinquentas”?… Você não é mais nova. Ou bela. Ou tem qualquer direito de correr qualquer risco. Se você ousar ser ou fazer essas coisas você é ridícula e se recusa a envelhecer. E… bem… qualquer idade depois disso significa que você é simplesmente… velha.

Todos já ouvimos essas coisas. E eu acredito que todos sabemos, bem no fundo, que é tudo uma grande mentira. Simplesmente não corresponde ao que vemos ao olhar em volta – ou no espelho.

Eu já tive todas as idades em todas as idades. Já me senti velha e feia. Jovem e bonita. Brilhante e estúpida. Doente e saudável. Exausta e invencível. E essas coisas todas nunca aconteceram pra mim em nenhuma linearidade, de nenhum tipo.

Não é só que as pessoas envelheçam de formas diferentes em comparação umas com as outras, você envelhece diferentemente de você mesmo, dependendo de em que momento você está e como você se sente. E, acredite, a coisa aparece no seu rosto! As pessoas notam. As câmeras registram.

13 de Janeiro foi meu aniversário. Quarenta e quatro anos atrás eu saí do útero da minha mãe. Não faço a menor ideia de qual é a minha idade.

2 Replies to “Uma Reflexão Sobre O Tempo …”

  1. Amei!,tenho um filho de 62 anos,(engenheiro), uma filha de 59,(arquiteta) um neto com 25 anos, filho, da minha filha é um de 19 anos, que terminou o ensino médio e fez o Enem. Matheus e Nicolas. Tenho o filho do meu filho, Daniel que foi para o céu com 16 anos. Nome dos meus filho: Hélio e Claudia. Eu sou Marly com 82 anos e meu marido Hélio de 93. Dia 25/1 faremos 63 anos de casados. Amo sua mãe ! Parabéns!

    1. Oi Marly! Muito obrigada pelas suas palavras aqui e através da minha mãe – ela me falou de você. Parabéns pelo aniversário de casamento e pela linda família. Beijos 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *